No último domingo (28), os venezuelanos participaram das eleições presidenciais. No poder desde 2013, Nicolás Maduro foi anunciado pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela para iniciar um novo mandato a partir de janeiro de 2025. Com isso, vários debates foram iniciados acerca da veracidade da apuração dos votos.
O Autoridades Brasil, que monitora atualmente 4.629 autoridades, fez um levantamento, a pedido do Congresso em Foco, sobre o que os políticos brasileiros estão divulgando sobre o assunto nas redes sociais.
A pesquisa mostrou que o debate de autoridades políticas em torno do pleito da Venezuela ficou concentrado na ala da direita. Segundo o levantamento, 55% das mais de 300 figuras políticas que se manifestaram sobre o assunto entre 26 e 29 de julho são da direita.
Além disso, as principais críticas dos petistas, entre 29 de julho e 1 de agosto, concentraram-se nos seguintes temas: falta de democracia e transparência, desrespeito aos Direitos Humanos e ilegitimidade do pleito.
Para ler a matéria na íntegra, acesse agora o site do Congresso em Foco, clicando aqui.