A análise de dados de uma pesquisa é uma etapa significativa para compreender os resultados e assim tirar conclusões valiosas. Ela pode ser realizada de diversas formas, dependendo do tipo de pesquisa e dos objetivos da análise. Aqui estão algumas das principais técnicas de análise de dados:
É fundamental que sejam definidos os objetivos e questões da pesquisa antes da coleta de dados, que seja feita uma revisão criteriosa dos dados coletados antes de iniciar a análise, independente do tipo de análise. Além disso, manter as boas práticas na análise de dados, e validar as conclusões com base nas evidências obtidas é muito relevante.
O processo de análise de dados de uma pesquisa qualitativa e quantitativa difere, pelo fato dos tipos de dados coletados e os objetivos da análise são distintos.
A análise de dados de uma pesquisa quantitativa contém a manipulação e interpretação de números e estatísticas, visando responder a perguntas específicas sobre o tema em questão. Isso pode incluir medidas de tendência central, testes de hipóteses, análise de frequência, análise de regressão e outras técnicas estatísticas.
Já a análise de dados de uma pesquisa qualitativa, envolve a interpretação de dados não numéricos, como texto, imagens e áudio. O objetivo é entender a perspectiva das pessoas e suas experiências. Ela pode ser feita por meio da análise de conteúdo, análise de discurso, análise temática, entre outros métodos.
A análise de conteúdo inclui a separação dos dados em unidades menores, geralmente frases ou palavras, e a categorização dessas unidades. Isso vai permitir a identificação de padrões e tendências nos dados. A análise de discurso, no que lhe concerne, está mais ligada com a análise das estruturas sócio-semânticas das falas, e a relação entre o discurso e a estrutura social.
A análise de dados qualitativos também pode ser feita com a utilização de softwares específicos para auxiliar na organização e classificação dos dados.
Com isso, é importante ressaltar que as metodologias de análise qualitativa e quantitativa podem ser combinadas para enriquecer a compreensão dos fenômenos. As técnicas quantitativas podem ser usadas para validar as descobertas qualitativas e vice-versa.
Existem vários exemplos de pesquisas qualitativas, alguns dos quais incluem:
Esses são apenas alguns exemplos das muitas técnicas e estratégias que podem ser usadas para coletar e analisar dados qualitativos. A escolha da metodologia a ser utilizada deve ser baseada nas necessidades e objetivos específico.
Se você quer conferir como um grupo focal acontece na prática, analisar e obter insights valiosos? No nosso curso de Pesquisa Qualitativa gravamos dois grupos focais reais e a professora Karina realizou analise completa. Confira.