Você conhece o que o seu eleitor deseja de um candidato? Quais são as demandas do seu público? Que tipo de política pública e resolução de problemas ele espera de um mandato?
Conhecer o eleitor, suas necessidades e problemas é essencial para montar uma proposta de trabalho para um candidato a qualquer cargo nas eleições de 2022. O que a comunidade de determinado local espera de um parlamentar? Qual solução um governador pode dar para um problema histórico de uma região do estado?
As respostas para estas questões não são simples. Entender a cabeça do eleitor é sempre um processo complicado, mas que pode ser solucionado por meio de um trabalho científico de Grupos Focais, uma técnica de pesquisa qualitativa.
Uma equipe preparada para lidar com esta técnica, analisar os dados e implantar os resultados pode ser um diferencial enorme na campanha para qualquer cargo nas eleições de 2022.
Claro que essa estrutura, principalmente se contratada por fora, não é barata. Montar grupos, selecionar os participantes, saber o que e como perguntar e apresentar para os selecionados no grupo focal requer conhecimento e alguma experiência.
A técnica e a prática de pesquisas qualitativas e grupos focais requer tempo, estudo e algum período de testes com o público. Mas os benefícios do uso desta estratégia e os resultados para uma campanha podem ser sentidos rapidamente durante o período eleitoral.
Ter alguém treinado nesta técnica na sua equipe de campanha é um diferencial enorme e pode ser possível com um bom treinamento. Assim, você pode ter um profissional treinado e capacitado para montar grupos de discussão, estruturar questionários, analisar e absorver compreensões dos participantes dos grupos.
E, com isso, poder ajudar nas propostas de campanha a serem apresentadas aos eleitores com base nas vontades, desejos e necessidades apresentadas pelo grupo focal, de forma estruturada, com base científica de análise de dados.
O curso de Pesquisa Qualitativa e Grupos Focais do Ibpad pode te ajudar com isso. Ele mostra como as campanhas podem e devem usar, de maneira profissional e com embasamento científico, os dados coletados a partir das pesquisas e grupos. Nele, o aluno se capacita para ter todas essas qualidades e poderá aplicar na sua campanha de forma direta e com resultados.
O Ibpad é um centro independente de inovação em ciência de dados com foco nas áreas de comunicação e política. Nossa metodologia de ensino alia inovação, experiências reais e rigor científico à construção de um conhecimento sólido guiado por dados.
O curso de Pesquisa Qualitativa e Grupos Focais é ministrado pela professora Karina Damous Duailib, pesquisadora, jornalista doutoranda em ciência política (IPOL-UnB), com experiência de 22 anos de trabalho com pesquisa qualitativa e grupos focais no Brasil. Trabalhou em projetos de pesquisa no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso, Pernambuco, Alagoas, Maranhão, Piauí, Ceará, Roraima e Amazonas.