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Pesquisas online: como construir questionário

O novo livro da Editora IBPAD “Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociaisreúne 20 reflexões, aplicações e instruções sobre métodos de pesquisa em mídias sociais, incluindo análise textual em rede, etnografia digital, cartografia de controvérsias, mineração e raspagem de dados.

A publicação reúne uma coletânea de publicações de professores, colaboradores e estudantes de atividades do Instituto, como do cientista político Márcio Cunha Carlomagno.

Pesquisas online: Um benefício ou malefício?

Em seu capítulo, Márcio ressalta que é crescente o número de pesquisas online realizada com a aplicação de questionários, especialmente – mas não exclusivamente – entre jovens investigadores, como mestrandos e doutorandos.

O autor ainda pontua que a facilidade tecnológica, tanto para a criação destes questionários (ofertada gratuitamente por ferramentas como Google Forms), quanto para sua difusão, traz um potencial problema: pesquisas online problemáticas, seja por questionários mal formulados ou por desenhos de pesquisas online que não contemplam questões metodológicas das ferramentas.

Deixando de lado pesquisas online rasas e entrando em uma introdução às questões metodológicas

Dessa forma, o seu objetivo é apresentar uma introdução aos principais tópicos sobre surveys online, suas limitações e técnicas de como proceder corretamente com sua aplicação.

Ainda detalha os principais aspectos a serem considerados ao optar-se por esta ferramenta, reunindo uma bibliografia diversa, principalmente para servir como entrada na área para jovens pesquisadores – público-alvo ao qual se destina.

Confira o texto completo no livro Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais!