Pesquisas eleitorais são desenvolvidas para ajudar os eleitores a identificar quem é o favorito na corrida eleitoral e também auxiliar candidatos e partidos a compreender a opinião pública sobre sua candidatura e/ou mandato.
Existem diversas metodologias de pesquisas eleitorais, as mais utilizadas são:
As pesquisas de intenção de voto são frequentemente usadas para compreender qual candidato ou partido tem a maioria do apoio, portanto, provavelmente irão vencer as eleições. Isso pode ajudar os eleitores a decidir em quem votar e também pode influenciar a estratégia de campanha dos candidatos e dos partidos.
As pesquisas de opinião, são as mais populares, servem para entender como os eleitores se sentem sobre questões específicas, como propostas de campanha ou o desempenho atual dos candidatos. Muitos partidos e candidatos aplicam essas pesquisas durante seus mandatos para acompanhar seu desempenho. Pesquisas de opinião ajudam os candidatos a saber quais propostas são mais populares e devem ser enfatizadas nas campanhas e comunicação durante o mandato.
Muitos veículos de comunicação realizam as pesquisas de opinião durante campanhas eleitorais: elas podem ajudar os eleitores a entender melhor como outros eleitores se sentem sobre questões importantes, ajudando os veículos a fornecer informações e cobertura informativa mais precisa e completa durante esse período.
Se você quer conhecer as percepções dos eleitores sobre as situações sociais, políticas e econômicas de uma dada localidade, seja um país, um estado ou uma cidade, acesse nosso curso de Pesquisa de Opinião e aprenda quais perguntas realizar e como analisar as respostas.
A pesquisa qualitativa é uma abordagem de pesquisa que tem como foco a compreensão de opiniões, crenças, comportamentos e experiências subjetivas de indivíduos ou grupos a partir de uma amostra de uma “população”. Ela é realizada por meio de métodos como entrevistas, observação participante e análise de documentos, sendo utilizada para explorar questões complexas e não quantificáveis. Geralmente dá ênfase à interpretação e à compreensão do significado dos dados coletados.
É útil em uma variedade de campos, incluindo ciências sociais, psicologia, negócios e saúde, entre outros. Além disso, serve também para complementar ou contrastar os resultados obtidos em pesquisas quantitativas, dessa forma permite que tenha uma visão mais completa e detalhada do assunto trabalhado.
Nas campanhas eleitorais, pode ajudar a entender as opiniões e prioridades dos eleitores, além de mostrar como eles percebem os candidatos e suas propostas. Quer saber mais? Acesse o nosso curso de Pesquisa Qualitativa com Grupos Focais e tenha insights sobre como seu candidato deve se comunicar e se portar diante das pessoas e nas redes sociais.
Os estudos de rejeição, clivagem e eleitorado fornecerem informações os candidatos e partidos que ajudam a identificar quais grupos de eleitores precisam ser atraídos para vencer as eleições, por exemplo áreas geográficas que precisam ser alvo de campanhas.
Para realizar pesquisas eleitorais, podemos aplicar diversas metodologias, cada uma com suas particularidades. Algumas das metodologias mais utilizadas são:
Cada metodologia tem suas próprias características, vantagens e desvantagens, e a escolha da metodologia depende do objetivo da pesquisa e do orçamento disponível.
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