Em teoria, a ideologia é um conjunto de crenças e valores que direcionam opiniões e ações de uma pessoa ou comunidade. Aplicando esse entendimento no parâmetro eleitoral, a ideologia pode influenciar no comportamento dos eleitores, isto é, na forma como as pessoas escolhem em quem votar.
As políticas e propostas dos candidatos e partidos tendem a ser influenciadas pela ideologia, pois geralmente os eleitores tendem votar em candidatos e partidos que compartilham suas crenças e valores ideológicos. Portanto, se um candidato tem uma ideologia conservadora, provavelmente irá realizar campanhas e um mandato com políticas conservadoras, enquanto um candidato de ideologia progressista apoiará política progressistas.
É importante citar que as crenças e valores individuais podem ser complexos e multifacetados e que os eleitores podem avaliar outros fatores, além de ideologia, na hora de escolher seu candidato.
Existem diversos fatores que influenciam nossas tomadas de decisão, realizamos um resumo das principais razões:
Para estudar toda a lógica do voto podemos aplicar diferentes metodologias, as mais conhecidas são: estudos de opinião pública, análise de dados eleitorais, entrevista qualitativas, experimentos, análise de discurso. Cada metodologia possui suas particularidades, confira um resumo sobre elas:
Durante esse artigo citamos alguns cursos que irão elevar seus conhecimentos sobre o comportamento eleitoral e a ideologia do voto. Confira: