Fontes de Dados para RIG
Uma vez que as necessidades de análise são delimitadas, nenhum projeto de dados pode avançar sem o mapeamento das fontes de dados disponíveis para utilização. Aqui, precisamos compreender nosso cenário em dois aspectos distintos: (a) a forma de coleta e disponibilização destes dados e as (b) dimensões e tipologias de dados com os quais estamos trabalhando.
Para garantir a qualidade dos dados que estamos utilizando, precisamos identificar o tipo de coleta realizada. Usualmente, RIG trabalha com três tipos de coletas:
- Ferramentas comerciais: atualmente, as ferramentas contratadas por profissionais de RIG abrangem dados políticos (tramitação, perfis parlamentares e DOU) e sociais (quando incluem redes sociais). A utilização de ferramentas facilita o profissional no cotidiano pela concentração de informações em uma única plataforma e redução da necessidade de equipe especializada. Aqui, é importante ter total domínio sobre a forma com que os dados são coletados e processados, de modo que garanta a qualidade das análises realizadas;
- Dados Abertos: aqui, bebemos direto das fontes de dados (usualmente das mesmas fontes que as próprias ferramentas comerciais utilizam, enriquecendo com outras de acordo com as nossas necessidades). Esta opção aumenta a necessidade de profissionais com habilidades em programação, mas permite uma personalização muito maior dentro das necessidades de inteligência;
- Dados internos: algumas iniciativas de RIG já mantêm registro de sua atuação, como reuniões e campanhas específicas, de forma estruturada (considerando este conceito de análise de dados). Isso permite que os dados internos sejam utilizados dentro de estudos e ajudem a compreender comportamento, o que possibilita o cálculo de real do retorno sobre o investimento realizado na área.
Atualmente, são cinco as principais dimensões de dados utilizados em RIG. Sementar essas dimensões é importante para que a análise de dados considere suas especificidades e interrelações. Os principais pilares são: política, economia, sociedade, imprensa e atuação interna de RIG.
As cinco dimensões