Comex Vis: plataforma interativa de dados de comércio exterior
Série histórica da balança comercial brasileira
Qual é o saldo da balança comercial brasileira em relação a China? Quais produtos nós mais exportamos aos EUA? Quais produtos o brasil mais importou? Responder a essas perguntas nunca foi tão fácil. No dia 28 de julho foi lançado o Comex Vis, uma ferramenta de visualização de dados interativa criada pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. A ferramenta possui a série histórica de dados de comércio exterior desde 1997 do Brasil.
O projeto foi completamente desenvolvido com plataformas livres e gratuitas, como o R e o D3Plus. O pacote HTMLWidgets foi utilizado para integrar o R e o D3Plus.
A ferramenta apresenta os dados de uma forma muito maleável, lhe dando acesso às estatísticas de comércio por blocos, continentes, países específicos, ou no Brasil em geral.
Ambos os gráficos a seguir foram tirados da ferramenta, o primeiro apresenta as exportações do Brasil para a China, e a seguinte as importações provenientes da China. As cores são usadas como categorias, o amarelo representando produtos básicos, como grãos e minérios, o cinza claro representa produtos semimanufaturados, por exemplo, borracha sintética e celulose, e o cinza escuro representa produtos manufaturados, que vão de plataformas de perfuração a inseticidas.
Como nós somos bem curiosos, mandamos um e-mail com algumas perguntas para o time do Comex Vis que gentilmente nos responderam. Confira a rápida entrevista:
IBPAD: Quando começou a iniciativa? Quanto tempo de projeto?Time Comex Vis: Ao longo do primeiro semestre de 2016 o Departamento de Estatística de Apoio à Exportação da Secretaria de Comércio Exterior (DEAEX/SECEX) vem aprimorando algumas publicações e criando novos produtos com os dados de comércio exterior brasileiro. Nesse contexto, há aproximadamente 4 meses começamos alguns experimentos com visualizações interativas testando algumas alternativas. Desde de a escolha do D3Plus (software utilizado no ComexVis) até o dia do lançamento, levamos aproximadamente 3 meses.
IBPAD: Quem são os responsáveis e quantas pessoas trabalharam no projeto? Time Comex Vis: O projeto foi iniciativa do DEAEX/SECEX. Inicialmente, dois servidores começaram os experimentos e evoluíram até o formato de produto. Atualmente estamos organizando workshops interno para reforçar a equipe e nivelar o conhecimento, assim teremos mais fôlego para evoluir o projeto de forma rápida e sustentável.
A equipe envolvida tem formação, em sua maioria, na área de economia, sendo que um dos envolvidos possui formação em ciência da computação.
IBPAD: Por que escolheram R e D3 Plus?Time Comex Vis: No contexto de aprimoramento dos nossos produtos, buscávamos uma ferramenta para apoiar nossas análises estatística e o R foi uma escolha natural, considerando o perfil e conhecimento prévio do nossa equipe. Também começamos a usar o R como ferramenta para estruturar rotinas, criar relatórios e gráficos.
Este processo nos levou a necessidade de reformulação de algumas publicações e produtos do nosso portal. Por conta da “integrabilidade” com o R, nos deparamos com o D3Plus, fizemos alguns experimentos e gostamos muito dos resultados. Além do mais, trata-se de um pacote gratuito, simples de usar e gera visualizações muito atrativas.
A integração do R com o D3Plus foi feita usando o pacote htmlwidgets e o produto final gerado com RMarkdown.
IBPAD: Quais são os passos futuros para o projeto?Time Comex Vis: Pretendemos evoluir o Comex Vis para cobrir o máximo possível das variáveis divulgadas. As próximas visualizações que estamos desenvolvendo são visões focadas em Unidade da Federação e em produtos. As evoluções serão orientadas pelo feedback dos usuários das estatísticas de comércio exterior.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.