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Alianças eleitorais podem definir sua campanha em 2022

Pesquisas qualitativas ajudam a entender melhores parceiros nas eleições

Alianças eleitorais são sempre boas alternativas para fazer uma campanha crescer. Porém, uma aliança errada às vistas do seu eleitor pode ser muito prejudicial. 

O melhor aliado, dentro do contexto político-partidário pode não ser o melhor na visão do eleitor. O entendimento do seu público sobre determinados parceiros pode ser diferente do que a bolha política traz. Uma história mal contada, um escândalo que ficou sem explicação, promessas não resolvidas podem ser pontos contra o seu aliado.

Para não sofrer deste problema, o candidato pode entender melhor como pensa o seu eleitor sobre os demais parceiros eleitorais que ele pode ter e quais são os mais bem cotados entre seu eleitorado.

Uma forma de ter essas informações para entender como pensa o eleitor é usar Grupos Focais, uma técnica de pesquisa qualitativa para poder entender o que seu público deseja. 

Uma equipe preparada para lidar com esta técnica, analisar os dados e implantar os resultados pode ser um diferencial enorme na campanha para qualquer cargo nas eleições de 2022.

Claro que essa estrutura, principalmente se contratada por fora, não é barata. Montar grupos, selecionar os participantes, saber o que e como perguntar e apresentar para os selecionados requer conhecimento.

A técnica e a prática de pesquisas qualitativas e grupos focais requer tempo, estudo e algum período de testes com o público. Mas os benefícios do uso desta estratégia e os resultados para uma campanha podem ser sentidos rapidamente durante o período eleitoral.

Ter alguém treinado nesta técnica na sua equipe de campanha é um diferencial enorme e pode ser possível com um bom treinamento. Assim, você pode ter um profissional treinado e capacitado para montar grupos de discussão, estruturar questionários, analisar e absorver compreensões dos participantes dos grupos

E, com isso, poder colocar candidato e equipe cientes de qual é a opinião pública sobre os candidatos parceiros e, assim, fazer as melhores alianças para as eleições, tendo benefícios na hora do voto e conseguindo alcançar o posto desejado.

O curso de Pesquisa Qualitativa e Grupos Focais do Ibpad pode te ajudar com isso. Ele mostra como as campanhas podem e devem usar, de maneira profissional e com embasamento científico, os dados coletados a partir das pesquisas e grupos. Nele, o aluno se capacita para ter todas essas qualidades e poderá aplicar na sua campanha de forma direta e com resultados.

O que os nossos alunos dizem sobre O curso de Pesquisa Qualitativa:

“Já indiquei o curso antes mesmo de concluir. E não me arrependo […].

Gostei muito das aulas. Ótimo conteúdo. A professora fala com muita propriedade, num tom de voz muito agradável e com uma didática muito boa.Parabéns! […]”

Eduardo

“Muito bem explorado e uma ótima didática.”

Priscila

O Ibpad é um centro independente de inovação em ciência de dados com foco nas áreas de comunicação e política. Nossa metodologia de ensino alia inovação, experiências reais e rigor científico à construção de um conhecimento sólido guiado por dados.

O curso de Pesquisa Qualitativa e Grupos Focais é ministrado pela professora Karina Damous Duailib, pesquisadora, jornalista doutoranda em ciência política (IPOL-UnB), com experiência de 22 anos de trabalho com pesquisa qualitativa e  grupos focais no Brasil. Trabalhou em projetos de pesquisa no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso, Pernambuco, Alagoas, Maranhão, Piauí, Ceará, Roraima e Amazonas.