Há anos que o Brasil enfrenta grandes desafios relacionados ao clima e ao meio ambiente, como secas severas na Amazônia e, mais recentemente, enchentes devastadoras no Rio Grande do Sul. Essas situações evidenciam a urgência do debate sobre as mudanças climáticas e a preservação ambiental. Autoridades Brasil, uma political tech que monitora as publicações de autoridades brasileiras nas redes sociais, compilou e analisou essas discussões ao longo desse período.
A pesquisa também destacou como as falas genéricas dominam as discussões sobre o meio ambiente, com termos como “preservação” e “desenvolvimento sustentável” sendo usados em todos os espectros políticos, mas sem ações concretas correspondentes.
Monitoramos as publicações de autoridades brasileiras nas redes sociais de 01/01/2023 até 14/07/2024, coletando dados sobre temas variados para comparação. Foram analisadas 32,9 mil publicações sobre clima e meio ambiente.
O primeiro achado que nos surpreendeu foi observar que a quantidade de publicações sobre clima e meio ambiente foi menor que outros temas que não sofreram crises ou catástrofes no período observado.
Embora o tema do clima e do meio ambiente seja reconhecido como importante por todos os espectros políticos, as publicações encontradas foram mais generalistas, com termos como “preservação”, “desenvolvimento” e “sustentável”. A única questão específica que atravessou todos os espectros foi a resposta às enchentes no Rio Grande do Sul.
O governo federal manteve um discurso alinhado com as questões ambientais, mas a ênfase continuou em torno de temas mais amplos e menos específicos. A ação governamental em resposta a desastres naturais, como as enchentes, foi um dos poucos pontos de convergência entre os diferentes espectros políticos.
Esquerda e Centro Esquerda
Centro
Direita e Centro Direita
Esquerda e Centro Esquerda
Centro
Direita e Centro Direita
A análise mostra que, embora as questões ambientais sejam abordadas por todos os espectros políticos, ainda há uma tendência a discussões superficiais e generalistas, sem um aprofundamento nas políticas necessárias para enfrentar os desafios climáticos do país.
A Autoridades Brasil tem como missão monitorar e analisar a redes sociais das autoridades brasileiras, realizando estudos com imparcialidade e contribuindo para um debate público mais informado e engajado.
Nosso compromisso é de fornecer insights valiosos que equipam nossos usuários, especialmente profissionais de relações governamentais e institucionais, com informações cruciais para a tomada de decisões estratégicas.
Enfatizamos fortemente que não temos posicionamento político ou vínculo com qualquer partido e atuamos conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei nº 13.709/2018), que estabelece diretrizes claras sobre o tratamento de dados pessoais, bem como com o Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014), que regula o uso da internet no Brasil, assegurando direitos e deveres para usuários e provedores