Nós da IBPAD compilamos 5 publicações para você estudar e ir mais fundo em análise qualitativa, vamos!?
O que é pesquisa qualitativa? Clique aqui para ver conteúdo completo.
O livro foi escrito por Martin W. Bauer e George Gaskell e publicado no Brasil pela Editora Vozes. A obra serve como um guia prático para os estudos qualitativos que analisam textos, vídeos e fotografias.
A introdução apresenta as características de uma pesquisa qualitativa. A primeira parte mostra como o pesquisador pode construir o seu corpus de pesquisa.
Em seguida, os autores tratam dos enfoques analíticos: Análise de Conteúdo, Análise Argumentativa, Análise de Discurso, Análise Semiótica etc.
A quarta parte trata brevemente da digitalização das pesquisas qualitativas. E a última parte discute boas práticas que podem ser tomadas pelo pesquisador.
Link para compra: https://www.amazon.com.br/dp/B076H3W1PH/ref=dp-kindle-redirect?_encoding=UTF8&btkr=1.
O artigo de Hartmut Günther foi publicado pela Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa e está disponível gratuitamente.
Ele fala brevemente sobre as diferenças entre a pesquisa qualitativa e quantitativa e explica as etapas da pesquisa qualitativa.
Alguns dos pontos abordados pelo autor são: coleta dos dados, interpretação dos resultados, generalização dos resultados e postura do pesquisador.
O artigo foi publicado pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e está disponível gratuitamente.
O texto foi escrito por Ormezinda Maria Ribeiro. Em poucas páginas, a autora mostra de forma muito eficaz porque a pesquisa qualitativa é importante e porque ela deve ser implementada em centros universitários.
O texto pode ajudar na justificativa de trabalhos que utilizam os métodos qualitativos.
O artigo foi publicado na Revista Opinião Pública e está disponível gratuitamente.
As autoras são as pesquisadoras Luciana Veiga e Sônia Maria Guedes Gondim. O trabalho discute como os métodos qualitativos podem ser utilizados na Ciência Política e no Marketing Político.
O artigo apresenta também um manual prático de como realizar e analisar entrevistas em profundidade e grupos focais.
O artigo foi publicado pela Revista Aurora e está disponível gratuitamente.
A autora Cláudia Pereira Ferraz discute as práticas metodológicas da etnografia e mostra como elas podem ser aplicadas ao ambiente digital. O texto é ótimo para quem está começando a estudar o tema.
A IBPAD resolveu facilitar a vida de quem precisa fazer pesquisa qualitativa de modo fácil. Até mesmo para quem não sabe nada sobre o assunto.