O artigo “Comparative Mainstream”, de Emanuele Ferragina, professor e pesquisador da universidade SciencePo Paris, mapeia o desenvolvimento e a utilização do método comparativo no meio acadêmico de pesquisa desde os anos 70. A pesquisa é baseada em base de dados original, constituída pela revisão de 2.483 artigos extraídos das principais revistas que abrangem as disciplinas de Política Social, Ciência Política e Sociologia.
O objetivo do método comparativo é estabelecer leis e correlações entre os vários grupos e fenômenos sociais, mediante a comparação. Pode ser unido a diversos métodos, realizando comparações entre os dados do presente com os do passado.
De acordo com o autor, ao investigar os usos da metodologia nas principais revistas sobre Política Social, Sociologia e Ciência Política, parece que o método comparativo assumiu o status de “uma nova forma de pensar” para melhor compreender a mudança social e institucional. Assim, uma base de dados original foi criada; “The Comparative Journals Database”. A nova base de dados permitiu o entendimento do método comparativo nas supracitadas disciplinas.
O artigo em apreço relata as conclusões da pesquisa, na qual o autor destaca 5 métodos essenciais para fazer e entender como funciona a política comparada:
Esses cinco métodos são ferramentas importantes para fazer política comparada, permitindo a análise e comparação de diferentes países, culturas e sistemas políticos, a fim de entender como as políticas são formuladas, implementadas e afetadas por fatores externos.
Leticia Torres Valle da Fonseca
Comparative mainstreaming? Mapping the uses of the comparative method in social policy, sociology and political science since the 1970s – Archive ouverte HAL (archives-ouvertes.fr)